| | Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 | |
|
| Autor | Mensagem |
|---|
Gustavo Peruko
 Administrador

Caiaque: Ocean Kayak / Prowler 15 Mensagens: 4111 Data de inscrição: 22/11/2009
 | Assunto: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Dom Ago 01, 2010 12:40 pm | |
| É isso aí galera, estive ontem no Itapanháu juntamente com o Marcos Toniatto, Wilson e Rodrigo Avileis, chegamos cedo e às 6:30h já estávamos na marina, segue abaixo as fotos do dia com alguns comentários: As "boas vindas" dada pela lua antevia o lindo dia de sol que estaria por vir, ao fundo a Serra do Mar, a grande muralha natural que os colonizadores encontraram ao chegar aqui. [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Wilson e Marcos mandando ver... [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Wilsão tirando o dedo logo cedo com um robalinho: [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Entrei por um braço do rio para ver como era: [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Uma garça a procura da mesma coisa que eu, peixes, espero que ela tenha tido mais sorte! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Aqui eu só pesquei imagens [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Voltei para o rio e cheguei junto do Wilson que já estava jigando enquanto eu insistia com plugs nas galhadas, em pouco tempo ouço ele falar assim - “Olha o tamanho da corvina!!!” – quando me viro para olhar me deparo com esta cena! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Um peixe lindo desse merece mais uma! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]O Wilson estava apoitado, fui me aproximar para tentar ajudar e acabei só atrapalhando, pois a maré corria bem, nessas horas é bom ficar ligado na corrente!!!! Toquei minha isca por um JJ cromado igual ao dele e fui trabalhar, mas pescaria tem dessas coisas,a uma distância de 20 metros entra outro trick na isca dele e na minha nada!! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Continuei tentando, passado uns minutos a pouco escutei “ Esse é grande!!!” E olho novamente na direção dele: [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]E se apresenta mais um belo robalo!!! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Subi o rio para descer jigando novamente com a corrente, ao chegar lá embaixo encontrei o Marcão e o Wilson retornando, me deram a noticia que embaixo da ponte da Rio-Santos estava impossível, muitos barcos!! Então voltamos para a área eu se apresentava mais produtiva: [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Pra não falar que não peguei nada apareceram algumas crianças: [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]O Rorigo (ninja) voltando lá debaixo: [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Próximo ao reponto da maré deu uma “paradeira” geral na ações, aproveitamos pra fazer um lanchinho e ficamos lá tentano no Jumping Jig: [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Mas a coisa estava devagar, nosso amigo ninja aproveitou e pescou um pouco ao melhor estilo “vagal fishing” [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Já este aqui era só alegria!! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Havia muitas lancha e jets passando a toda hora e isso atrapalha, as marolas provocadas por eles batem nas margens deixando a água suja prejudicando a pescaria do robalo na superfície e meia água. Eu subi o rio já pensando em ir embora, foi quando passando a marina olhei uma formação que chamou minha atenção, ela destoa do entorno que é de um relevo baio e uniforme, era como um morro alto as margens do rio com sua lateral sendo erodida pelas águas: [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Eu estava precisando mesmo dar uma esticada nas pernas e ali o solo parecia firme para descer, assim que desci notei muitas conchas no chão: [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Demorei um pouco para me ligar, o primeiro pensamento foi o de como estas conchas vieram parar ali, mas olhando em seguida o perfil de solo exposto pude ver que se tratava de um Sambaqui, há conchas incrustadas por todo perfil: [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Fiquei muito contente, pois nunca tinha visto um Sambaqui pessoalmente e tenho conhecimento que muitos dos Sambaquis do litoral paulista foram destruídos durante sua urbanização e abertura da Rio-santos. Passei minutos ali admirando, imaginando se não há artefatos ou esqueletos depositados ali no meio, pois isso é comum de se encontrar em Sambaquis. É também uma oportunidade para os colégios tirarem u pouco a criançada de dentro da sala de aula proporcionar uma boa aula de campo. Logo chegou o Marcão que deve ter me achado doido ficar ali tanto tempo olhando e fotografando o Sambaqui, dali fui para a marina recolher as coisas e pegar o rumo da casa, os amigos chegaram logo em seguida e o Wilsão me aparece com mais uma bela corvina!!! O cara não é fraco não, realmente era o dia dele!!! Parabéns Wilsão pelos belos peixes!!!  Valeu galera por mais esta pescaria!!!  Em tempo: Sambaqui (do tupi tamba'kï; literalmente "monte de conchas"), também conhecidos como concheiros, casqueiros, berbigueiros ou até mesmo pelo termo em inglês shell-mountains.
Os Sambaquis são depósitos construídos pelo homem constituídos por materiais orgânicos, calcáreos e que, empilhados ao longo do tempo, têm em média de 2 a 20 metros de altura e os maiores chegam a ter 100 metros de diâmetro, sendo que os mais antigos datam de cerca de 10000 anos.
Os povos dos sambaquis viveram, principalmente entre 5000 e 2000 anos atrás. Foram desaparecendo quando começaram a ser desalojados pelas tribos de índios Tupi-Guarani, vindos do interior.
Hoje, os sítios mais importantes estão localizados no litoral sul do estado de Santa Catarina. As cidades de Laguna e Jaguaruna abrigam 42 sambaquis dos mais diversos tamanhos e alturas, destacando-se entre eles o Garopaba do Sul e o Jaboticabeira, (em Jaguaruna); e os Figueirinha I e II.[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] |
|
 | |
Marcio Mion
 Rank:

Caiaque:: Brudden/Explorer Fishing Mensagens: 1352 Data de inscrição: 28/12/2009
 | Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Dom Ago 01, 2010 1:00 pm | |
| Caracas, eu tinha quase certeza que ia sair um TROFEU !!!!!!!!!!
Uirsão mandou muito bem , merece mudar o Avatar.
Parabéns UIRSÃO o ce tá D+.
Gustavo bela aula a sua. A galera tá toda de parabéns .
Eu sabia , Eu sabia, Eu sabia , Eu sabia que ia sair um TROFEU .,meus amigos valeu pra caracas , tò aqui vibrando com voces , a corvina do Uirsão é bruta, é bruta , valeu meus amigos. E ainda bem que voce Gustavo não esqueceu a maquina fotografica. mais uma vez PARABÉNS A TODOS. Abçs
|
|
 | |
wilson
 Rank:

Caiaque:: Brudden/Hunter Fishing Mensagens: 1410 Data de inscrição: 14/03/2010
 | Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Dom Ago 01, 2010 1:04 pm | |
| é, tem dia do peixe e do pescador, ontem foi o meu dia. resultado do dia: um robalo trick na isca de meia água, trabalhada de forma lenta com toques curtos como no stick. Os JJ foram mais produtivos com eles peguei vários robalinhos, carapaus e as duas corvinas e único problemas são os enroscos pois perdi três. Faz parte! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Uploaded with ImageShack.us |
|
 | |
wilson
 Rank:

| Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Dom Ago 01, 2010 1:05 pm | |
| |
|
 | |
Edi1000graus
 Rank:

| Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Dom Ago 01, 2010 2:07 pm | |
| Eeeehhhh Wirsão!!!!!!! tá acertando a mão. Parabéns! Bela pescaria! |
|
 | |
Edi1000graus
 Rank:

| Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Dom Ago 01, 2010 2:16 pm | |
| Gustavo, Conforme bate-papo com Alessandro, gerente do poço do robalo, existe um movimento em Bertioga no sentido de controlar ou até proibir o tráfego de barcos grandes e jets no Itapanhaú com a finalidade de preservar estes sambaquis. O assoreamento do rio provocado pelas ondas pode comprometer a existência desses locais, importantes para estudos geológicos e históricos. Tomara que isso aconteça. Para nossa sorte, caiaque não provoca este tipo de agressão ao sistema. |
|
 | |
Paulo Lobianco
 Moderador

| Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Dom Ago 01, 2010 2:57 pm | |
| Uhu, que bela pescaria meninada ! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] border="0" alt="" /> Wilson, babei por seus peixes, emoção pura. A corvina briga bastante e deve ter liberado muita adrenalina no amigo. [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] border="0" alt="" /> Sobre o sítio arqueológico é mais uma que aprendi. Boa Gustavo ! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] border="0" alt="" /> Esse CB é tudo isso. Emoção, confraternização e cultura. [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] border="0" alt="" /> |
|
 | |
wilson
 Rank:

| Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Dom Ago 01, 2010 5:20 pm | |
| |
|
 | |
wilson
 Rank:

| Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Dom Ago 01, 2010 5:28 pm | |
| |
|
 | |
Luis fernando
 Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Orca Caiaque: Orcão Mensagens: 1323 Data de inscrição: 26/01/2010
 | Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Dom Ago 01, 2010 5:58 pm | |
| |
|
 | |
Luis fernando
 Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Orca Caiaque: Orcão Mensagens: 1323 Data de inscrição: 26/01/2010
 | Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Dom Ago 01, 2010 6:04 pm | |
| | Edi1000graus escreveu: | Gustavo, Conforme bate-papo com Alessandro, gerente do poço do robalo, existe um movimento em Bertioga no sentido de controlar ou até proibir o tráfego de barcos grandes e jets no Itapanhaú com a finalidade de preservar estes sambaquis. O assoreamento do rio provocado pelas ondas pode comprometer a existência desses locais, importantes para estudos geológicos e históricos. Tomara que isso aconteça. Para nossa sorte, caiaque não provoca este tipo de agressão ao sistema. |
Legal isso EDi , a gente poderia entrar nessa tbm , sei lá , fazer um abaixo assinado , esse bando , além de destruir a natureza , ainda coloca a vida dos outros em risco . Semana passada teve um acidente entre 2 jets no guarujá . |
|
 | |
alexandre farias
 Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Lontras Mensagens: 3115 Data de inscrição: 22/11/2009
 | Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Dom Ago 01, 2010 6:12 pm | |
| Parabensss Galera bela pescaria,show de imagens e informaçoes esses JJ estão dando show, comprei algus quero ver o resultado deles por aqui em recife |
|
 | |
wilson
 Rank:

| |
 | |
João_Pescador
 Rank:

Caiaque:: Brudden/Hunter Fishing Caiaque: Hunter Fishing Mensagens: 2787 Data de inscrição: 30/11/2009
 | Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Dom Ago 01, 2010 7:04 pm | |
| muito bom o Relato Peruko ... parabens pela aula q deu sobre os sambiquis.. Wilson , belos peixe , acertou a mão ehn , parabens . e ao resto da galera .... grande abraço a todos mais uma vez parabens |
|
 | |
jose luiz
 Rank:

| Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Dom Ago 01, 2010 7:42 pm | |
| Gustavo parabens , realmente o seu relato me deixou com agua na boca e a aula então nem se fala, agora o nosso amigo Wilson não é fraco não, ele não da moleza pros peixes, passou em baixo do caiaque dele, ja era, ele fisga mesmo. Wilson parabens pelos belos peixes, agora não entendi o rei do robalo, Marcão cade o seu exemplar acredito que voce deixou la pra pegar na próxima. Galera parabens pelo belo dia que vcs tiveram. Abçs |
|
 | |
Cunha
 Moderador

Caiaque: Ocean Kayak Prowler 13 Mensagens: 3273 Data de inscrição: 22/11/2009
 | Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Dom Ago 01, 2010 7:53 pm | |
| Parabéns pela pescaria Peruko e companheiros! Belas fotos e belos peixes! |
|
 | |
Gustavo Peruko
 Administrador

| Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Dom Ago 01, 2010 10:40 pm | |
| | Edi1000graus escreveu: | Gustavo, Conforme bate-papo com Alessandro, gerente do poço do robalo, existe um movimento em Bertioga no sentido de controlar ou até proibir o tráfego de barcos grandes e jets no Itapanhaú com a finalidade de preservar estes sambaquis. O assoreamento do rio provocado pelas ondas pode comprometer a existência desses locais, importantes para estudos geológicos e históricos. Tomara que isso aconteça. Para nossa sorte, caiaque não provoca este tipo de agressão ao sistema. |
Tomara mesmo Edi, locais como este devem ser preservados e mais que isso, divilgados e visitados, é história bem embaixo do nosso nariz.
Além do tamanho das embarcações outro problema é a velocidade que os caras trafegam lá, muito perigoso mesmo...
Essa medida de quebra benefecia muuuuito nós caiaqueiros  |
|
 | |
Luiz Ferraz
 Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Barracuda Mensagens: 1080 Data de inscrição: 22/11/2009
 | Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Seg Ago 02, 2010 12:18 am | |
| Linda corvina, nunca vi um sambaqui!!haha!!lembrei das aulas de hist. hehe abraço |
|
 | |
Francisco Lisbôa (Chico).
 Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Lontras Mensagens: 2290 Data de inscrição: 14/03/2010
 | Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Seg Ago 02, 2010 1:24 am | |
| |
|
 | |
Paulo Lobianco
 Moderador

| Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Seg Ago 02, 2010 8:01 am | |
| |
|
 | |
wilson
 Rank:

| Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Seg Ago 02, 2010 8:32 am | |
| |
|
 | |
Fabio TM
 Rank:

| Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Seg Ago 02, 2010 9:17 am | |
| q maGAvilha heim.... rapaziada.... SHOW D BOLA!!! Parabens a todos... xiq d+ essa empreitada.... eee UIRSO... o c num ta fraco nao meu chapa.... Parabens!!! Kraka... to kinem loco para ir na proxima!!! *Perukito... qdo comecei a ler a parte que voce disse SAMBAQUI..... hauhauhauha... logo pensei... olha o Peruko... deixou a pescaria e foi p/ o fervo... agora vai vir as fotos das cervas, churrasko e as mulatas sambando... huahuahuahauhauhauahuahahuahauhauhaua -vivendo e aprendendo!!! abraço Fabio |
|
 | |
beto recife
 Rank:

Caiaque: Hunter Mensagens: 2348 Data de inscrição: 21/07/2010
 | Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Seg Ago 02, 2010 9:18 am | |
| Gustavo belíssimo relato e pescaria a todos! |
|
 | |
Guilherme de Recife
 Rank:

| Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Seg Ago 02, 2010 9:48 am | |
| valeu galera... que belo passeio. mas que bela corvina hein?!!! emocao pura! |
|
 | |
MarcosToniatto
 Rank:

Caiaque:: Brudden/Fly Fishing Caiaque: brudden /Hunter Mensagens: 208 Data de inscrição: 25/11/2009
 | Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Seg Ago 02, 2010 10:23 am | |
| É pessoal, o Wilson arrebentou, parabens novamente, descobriu um poço, é só sai quando teve otimos resultados, agora conhecido como, POÇO DO WILSÃO. e eu fiquei só no triquezinho. abraços a todos, até a poxima. |
|
 | |
Doug
 Rank:

| Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Seg Ago 02, 2010 11:50 am | |
| Muito show Gustavo,esse lance do Sambaqui eu desconhecia ,mas uma coisa dessa muitas vezes ja vele a pescaria,certa vez vi um cardume (de predador caçando)passando por baixo do caiaque e na hora falei essa cena da vida selvagem já valeu o dia.
abraço |
|
 | |
marsub
 Rank:

| Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Seg Ago 02, 2010 12:33 pm | |
| QUE MARAVILHA!!! PARABENS !!! |
|
 | |
marcelo lanzara
 Rank:

Caiaque: barracuda + lontras + flying Mensagens: 514 Data de inscrição: 27/05/2010
 | Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Seg Ago 02, 2010 3:06 pm | |
| Agora que retornei das férias, estarei com vcs na próxima pescaria em Bertioga, principalmente no Itapanhaú... Parabéns pelas belas imagens registradas. Abração. |
|
 | |
cleciano
 Rank:

Caiaque:: Brudden/Hunter Fishing Mensagens: 893 Data de inscrição: 25/03/2010
 | Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Seg Ago 02, 2010 3:25 pm | |
| Muito bom relato Gustavo, legal a história do sambaqui!!! Eu também nunca tinha visto um desses.
Belos peixes!!!
Valeu!!!
|
|
 | |
sergio ricardo
 Rank:

| Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Seg Ago 02, 2010 5:46 pm | |
| |
|
 | |
Delgado
 Rank:

Caiaque:: Brudden/Fly Fishing Mensagens: 1242 Data de inscrição: 11/04/2010
 | Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Seg Ago 02, 2010 6:22 pm | |
| e ai pessoal show de pescaria!! me aguardem para o dia 14!!
vou lá tentar fotografar o lugar antes e depois eu posto na net
|
|
 | |
Ricardo
 Rank:

| Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Seg Ago 02, 2010 6:31 pm | |
| Bela pescaria Peruku!E ainda com direito à aula de história!Isso é que é pescador! |
|
 | |
Natanael
 Rank:

| Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Qua Ago 04, 2010 9:23 pm | |
| É... belo local... Peixes... arqueologia (já sei o que é sambaqui), e companheirismo! Gustavo, Marcos, Wilson e Rodrigo. Parabéns!!! Continuem assim. Abraços. |
|
 | |
Fábio_RJ
 Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Lontras Mensagens: 3585 Data de inscrição: 22/11/2009
 | Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Qui Ago 05, 2010 8:28 pm | |
| |
|
 | |
sergio ricardo
 Rank:

| Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Qui Ago 05, 2010 11:01 pm | |
| |
|
 | |
Gustavo Peruko
 Administrador

| Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Qui Ago 05, 2010 11:26 pm | |
| Valeu galera!!! Pescaiacada com essa rapaziada é tudo de bom!!!!  Espero que na próxima os grandes mordam minhas iscas tbm!!!!  Fico contente em saber que gostaram do lance do sambaqui, eu curti bastante a "descoberta"!!! Tenho um pé la na Antropologia e na Ecologia Humana, estes assuntos normalmente me interessam... Abraço!!!! |
|
 | |
wilson
 Rank:

| Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Sex Ago 06, 2010 8:05 am | |
| |
|
 | |
Michel_Gaúcho
 Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Lontras Mensagens: 812 Data de inscrição: 22/11/2009
 | Assunto: Re: Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 Seg Ago 09, 2010 11:16 pm | |
| Poxa, a foto da Corvina parece montagem de tão surpreendente hehe, pelo menos se comparada ao caiaque!
Isso que é pescaria!!!
Um dia chego lá!
Aquele abraço!!! |
|
 | |
| | Pescaria no Itapanhaú - relato do dia 31/07/2010 | |
|