CAIAQUE BRASIL - SEU FÓRUM DE PESCA E AVENTURA COM CAIAQUE!
Olá, seja bem vindo!!!

Para postar mensagens ou visualizar imagens e links nos fóruns é necessário ser registrado e estar logado em nossa comunidade.

Se ainda não tem registro, leia as regras do fórum e se concordar crie seu login clicando no botão abaixo, é fácil, rápido e gratuíto!!

Boas remadas!!

Administração Fórum Caiaque Brasil

Seja bem-vindo! Este é um local para troca de informações sobre diversos modelos de caiaques bem como seus mais variados usos como pesca, lazer, mergulho, aventura, turismo, etc.

InícioInício  PortalPortal  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  
Compartilhe | 

CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
mikenelson

Rank:
Rank:

Caiaque:: Sea Cross II

MensagemAssunto: CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL   Sab Set 25, 2010 7:31 pm

APROVEITO PARA POSTAR UMA MATÉRIA, JÁ PUBLICADA NO GUARAPAS, QUE CREIO SER DO INTERESSE NÃO SÓ DE MERGULHADORES QUANTO DE QUEM PRATICA ESPORTES AQUÁTICOS. QUEM JÁ ENTENDE, RELEMBRA. QUEM NUNCA VIU, PODE APRENDER.

"Fala Rafael
Pelo pouco que entendo de roupa de mergulho, (por um acaso ainda vendo Nemo) permito-me te aconselhar o seguinte.

Seja qual for o material, existem condições indispensáveis para que seu corpo fique aquecido usando uma roupa de neoprene, tipo wet suit.
- A roupa precisa estar perfeitamente ajustada no seu corpo, como uma segunda pele, nem apertada, nem larga. Acompanhando os movimentos do corpo, de uma maneira confortável.Sem papos nem rugas, tipo malha de bailarino.
- É claro que o corte,o feitio, a modelagem da roupa é importante. Quanto menos costuras tiver e melhor se adaptar ao seu corpo, mais aquecimento proporcionará.
- O nome da marca está diretamente proporcional ao preço. Quanto mais famosa, mais cara, sem dúvida. Isto, também não quer dizer que marcas famosas não façam roupas ótimas. Tudo a seu preço, e que preço!
- Seja qual for a marca, o mais importante é a MARCA E QUALIDADE DO NEOPRENE UTILIZADO. Você tanto pode comprar uma Cressi, de segunda linha, com neoprene vagaba, quanto uma Mormaii, que tenha aplicado um neoprene de primeira, tanto fabricado pelos xing ling, quanto pela Neoprene do Brasil, aqui, aqui, no Brasil, isto mesmo.
- Dentre os três tipos de neoprene: duplo nylon, opencell, e smooth skin, os dois últimos proporcionam maior aquecimento e conforto, se a roupa estiver devidamente ajustada no corpo.
Vale relembrar aqui, o princípio da WET SUIT:
Uma camada de material termo isolante (neoprene) uma lâmina dágua (a mais fina possível e constante) e a nossa pele, exalando calor do corpo. Mecanismo: A lâmina dágua, existente entre a pele e o neoprene, absorve o calor do nosso corpo e , como o neoprene tem a propriedade termo isolante, este mantém, mais ou menos de acordo com a sua expessura, qualidade isotérmica e grossura da lâmina dágua, juntamente com a PERMANÊNCIA desta dentro da roupa, nosso corpo aquecido. Se houver furos, bolsões, rugas, em suma, circulação de água externa e fria para dentro da lâmina aquecida, o calor vai literalmente escorrer pelo buraco e nosso corpo não se aquecerá, não importando se o material é de 2,3,5,7,8 milímetros ou se a roupa é a da "griffe" mais cara ou a mais baratinha ( a Nemo)
Conclusões:
Roupas ajustadas, completas, sem ziper e com capuz acoplado(sempre)
Regra geral, quanto mais pesado (denso) e macio for o material, de melhor qualidade será, à princípio, pelo menos.
Quanto a sentir frio com a roupa molhada depois que saímos da água, na embarcação ou na terra, com o vento soprando, nada mais do que o princípio da física de dissipação do calor, aplicado aos radiadores, refrigeradores, condicionadores de ar, etc. Acontece que com o forro de nylon ensopado de água, o vento em contato com a mesma, dissipa o calor do corpo, causando uma sensação térmica pior do que se estivéssemos sem roupa. O neoprene smooth skin, além de ser mais macio e aquecer mais e proporcionar um desenvolvimento 60% mais hidrodinâmico que o forrado de nylon, não permite que o fenômeno físico da dissipação de calor pelo vento aconteça porque ele não retém água na sua superfície, mantendo ou até aumentando, se houver sol, a temperatura interna da roupa, mesmo com muito vento.
Roupas velhas perdem a capacidade isotérmica com o uso e o tempo e são biodegradáveis. Deterioram.
Não posso nem quero falar de roupa de titânio. Nem quero saber.
Espero ter contribuido, e , Rafael lembre-se de que para ser um bom vendedor temos que ser um bom comprador, e que não se compra uma vez só, por isto, quem vende tem que dar assistência antes, durante e depois de vender.
Forte abraço
Mikenelson
http://www.nemorj.com.br/
Sergio Cabral

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Explorer Fishing
Caiaque: Eclipse/Artic

MensagemAssunto: Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL   Sab Set 25, 2010 8:12 pm

Falou o profissional!!! Boas informações... mas aqui no nordeste estamos dispensados de usar essas roupas... kkkkkk
Fábio_RJ

Rank:
Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Lontras

MensagemAssunto: Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL   Sab Set 25, 2010 8:25 pm

Bela matéria Sérgio.. parabéns!!..
André Luiz

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Hunter Fishing

MensagemAssunto: Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL   Dom Set 26, 2010 12:21 am

maravilha... que aula!!! parabéns
http://www.opescador30horas.blogspot.com/
mikenelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL   Dom Set 26, 2010 1:14 pm

Sergio Cabral escreveu:
Falou o profissional!!! Boas informações... mas aqui no nordeste estamos dispensados de usar essas roupas... kkkkkk

Grande Homônimo!
Blz?

Desculpe mas não estão não.
Uma das principais utilidades da roupa de mergulho, além da proteção isotérmica, que, mesmo em águas quentes é necessária de acordo com o tempo de permanência e espessura do material, uma outra utilidade é proteger a pele do mergulhador ou surfista ou navegador, tanto da fragilidade que a permanência prolongada provoca na pele, quanto de arranhões, queimaduras, e outros ferimentos leves que possam ocorrer.
Por estes motivos, é sempre aconselhável usar uma roupa de neoprene, dentro dágua. Ou ter uma disponível, claro, na espessura adequada.
Abração
Paulo Lobianco

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL   Seg Nov 01, 2010 10:47 am

Alô Mike ! Me diz uma coisa. Qual seria a espessura ideal para usar uma dessas camisas de neoprene para pescar sobre o caiaque aqui no nordeste ? scratch
Rampasso

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Hunter Fishing
Caiaque: GECAY

MensagemAssunto: Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL   Seg Nov 01, 2010 2:53 pm

Paulo, me adiantando ao Mike, uma de 3mm duplo nylon seria interessante. Caso a água esteja quente demais uma de 2mm poderia ser utilizada mas necessitaria de muito cuidado ao vesti-la para não rasgar com facilidade.
Essa é a minha opinião, fico no aguardo da opinião dos demais pescadores-sub.
A minha roupa é de 3,5mm open cell e cheguei a ficar muito desconfortável, quase passar mal numa água a 24º que uma vez deu aqui no Rio.
[]'s
Paulo Lobianco

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL   Seg Nov 01, 2010 5:15 pm

Obrigado Rampasso. Na verdade minha idéia será utilizar algo assim no período chuvoso, para resguardar-me da água. Esse ano apanhei demais e a capa de chuva nem sempre aguenta o tranco.
Sergio Cabral

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL   Seg Nov 01, 2010 8:29 pm

To interessado também, queria uma long mas sem a parte da cabeça, não sei como se chama... a calça e a camisa... camuflada. Manda mp pra mim, blz, Mike? Tem como fazer assim a distancia? Vc falou em um post que a roupa tem que ser feita com precisão... dá pra fazer isso a distância? No aguardo.
deco

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL   Seg Nov 08, 2010 9:32 pm

APROVEITANDO O TOPICO,
EU JA USEI ROUPA DE VARIOS ESPESSURAS AQUI ... EU TENHO UMA OMMER DE 5MM OPEMCELL E UMA DE 3MM DA DIVECOM... AMBAS EXCELENTES ROUPAS, POREM AQUI COMO ESTA QUENTE ESTOU USANDO A DE 3MM.

AS ROUPAS DE MERGULHO TEM SUAS NUMERAÇÕES A MELHOR COISA A SE FAZER É IR EM ALGUM LUGAR Q VENDE E EXPERIMENTAR. AS NACIONAIS ESTAO MUTO BOA... AQUI NO INTERIOR ESTAMOS USANDO MUITA ROUPA NACIONAL ALEM DE SER BARATA É DE BOA QUALIDADE..

SE QUISER POSSO PASSAR ALGUNS ENDEREÇOS DE LOJA ONDE JA COMPREI MATERIAL DE PESCA SUB.
ABÇS DECO
Pebarcellos

Rank:
Rank:

Caiaque: Barracuda & Fly Fishing

MensagemAssunto: Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL   Dom Nov 14, 2010 2:20 pm

Boa Mikenelson, já tive roupas de marcas variadas (picasso, mares, cobra etc.) e pelos motivos que vc mencionou acima passei a utilizar a baratinha da NEMO.
O Zé Luiz (antiga Nautilus) tira as medidas como se fosse um alfaiate e faz a roupa te servir exatamente como deve ser. O material vc escolhe (opencell, smooth duplo nylon etc). Chega de pagar caro por uma marca.
mikenelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL   Ter Nov 16, 2010 9:39 pm

Salve xará
Desculpe a demora na resposta mas, somente hoje visualizei seu pedido. Estive fora por um tempo. Vou lhe mandar a planilha de medidas e vc preenche e me manda por email, ok?
Abraços
Mike
mikenelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL   Ter Nov 16, 2010 9:47 pm

Grande Lobianco
Se a sua intenção é APENAS, resguardar-se da chuva, aconselho um agasalho náutico adequado, de material sintético que "respira" mas, é impermeável, senão, mesmo fora dágua e molhado, ou vc vai sentir frio demais se estiver ventando ou vai sentir calor demais se estiver sol.
Parece contraditório mas, roupas de mergulho são para mergulhar. Se vc usar uma roupa de mergulho de 5mm, grossa, de duplo nylon e estiver molhado e ventando, vais sentir um frio do caramba, fora dágua. Se estiver sol, mesmo molhado com uma roupa fininha, vais assar as castanhas.
Agora, pode se usar uma roupa tipo um shor jonh, sem mangas, de bermudas, de neoprene com forro de nylon, apenas por dentro, para uma proteção eventual, média, tanto dentro quanto fora dágua. Mas, para navegar, nada substitui um agasalho como o que me referi no início.
Abração
Mike
Paulo Lobianco

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL   Qua Nov 17, 2010 11:42 am

Obrigado Mike, estava me indagando sobre sua ausência. Seus comentários sobre pesca sub engrandecem nosso Fórum. As discussões também.

Grande abraço e NÃO suma !
mikenelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL   Qua Nov 17, 2010 2:29 pm

Valeu grande paisano!
A sua presença engrandece este fórum, de forma inteligente, capaz e elegante.
Só estou esperando o mar e o tempo melhorarem, para encher o forum de fotos. Inclusive de peixes, espero.
Forte abraço
Mike
flcsanto

Rank:
Rank:

Caiaque:: Canoa Canadense

MensagemAssunto: Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL   Ter Jan 25, 2011 6:11 pm

Mikenelson,

Apesar de não conhecê-lo pessoalmente é muito bom ter um cara como tu neste tipo de forum, principalmente para a gente que é iniciante. Valeu!
http://flcsanto.zip.net
Sergio Cabral

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL   Ter Jan 25, 2011 8:09 pm

Grande xará! Kd a tabela das medidas? To na espera!
manda pro meu e-mail: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
mikenelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL   Ter Jan 25, 2011 9:23 pm

Oooo, meu amigo. Mil desculpas.
É só o tempo de chegar em casa e abrir o sistema na minha máquina.
Abração
mikenelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL   Ter Jan 25, 2011 9:29 pm

flcsanto escreveu:
Mikenelson,

Apesar de não conhecê-lo pessoalmente é muito bom ter um cara como tu neste tipo de forum, principalmente para a gente que é iniciante. Valeu!

Saiba que tenho o maior prazer em cooperar e partilhar o conhecimento.
Embora, infelizmente, pela sinceridade dos propósitos e das respostas, não consiga agradar alguns, não dizendo o que alguns gostariam de ouvir mas, conte comigo para qq dúvida, com relação a mergulho, caça sub e fotografia, naquilo que eu souber e puder ajudar.
Forte abraço e obrigado.
mikenelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL   Qui Jan 27, 2011 10:41 am

Sergio Cabral escreveu:
Grande xará! Kd a tabela das medidas? To na espera!
manda pro meu e-mail: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

ACABEI DE MANDAR P TEU MAIL
ABS
josehenriquebr

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Fly Fishing

MensagemAssunto: Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL   Qui Jan 27, 2011 11:29 am

mikenelson escreveu:
... Embora, infelizmente, pela sinceridade dos propósitos e das respostas, não consiga agradar alguns...

Hehehe, isso é sinceridade e verdade, algumas pessoas estão "desacostumadas" com isso, e hoje tem até algumas que nem sabem o que é isso. kkkk

As pessoas gostam de ser bajuladas ao máximo, gostam de afagos ao ouvido, e acabam por vezes saindo no prejuízo, seja ele financeiro ou da própria integridade física.
mikenelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL   Qui Jan 27, 2011 2:17 pm

Grande José Henrique
Tô gostando de conhecer a amostra do pessoal de Pinda.
Issaí, amigão.
O máximo que me permito ,em relação à este tipo, é ficar calado ou me retiro.
Já bati muita palma pra maluco dançar,rsrsrs. Eu dou a pala, se o cara quiser escutar e levar na boa, ótimo. Senão, fico só assistindo. Discussão prolongada é perda de tempo e não leva a nada. A não ser desgaste geral.
Saúde e Paz
Sergio
josehenriquebr

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Fly Fishing

MensagemAssunto: Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL   Qui Jan 27, 2011 3:31 pm

mikenelson escreveu:
Grande José Henrique
Tô gostando de conhecer a amostra do pessoal de Pinda.
Issaí, amigão.
O máximo que me permito ,em relação à este tipo, é ficar calado ou me retiro.
Já bati muita palma pra maluco dançar,rsrsrs. Eu dou a pala, se o cara quiser escutar e levar na boa, ótimo. Senão, fico só assistindo. Discussão prolongada é perda de tempo e não leva a nada. A não ser desgaste geral.
Saúde e Paz
Sergio

É Mike eu adotei Pindamonhangaba como minha segunda casa, mas eu sou CARIOCA criado na Tijuca.

abs...
mikenelson

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL   Qui Jan 27, 2011 7:16 pm

Grande Jose
Então temos mais alguma coisa em comum. Eu sou carioca, criado no Centro e morei uns 25 anos na minha amada Tijuca.
joabeps

Rank:
Rank:

Caiaque:: Caiaker/Pinguim
Caiaque: Pinguim

MensagemAssunto: Re: CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL   Dom Ago 21, 2011 4:48 pm

Muito bom mesmo.

CONSIDERAÇÕES SOBRE ROUPAS DE MERGULHO EM GERAL

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CAIAQUE BRASIL - SEU FÓRUM DE PESCA E AVENTURA COM CAIAQUE! :: - Fóruns do Caiaque Brasil :: Debates :: Caça Sub e Mergulho-