CAIAQUE BRASIL - SEU FÓRUM DE PESCA E AVENTURA COM CAIAQUE!
Olá, seja bem vindo!!!

Para postar mensagens ou visualizar imagens e links nos fóruns é necessário ser registrado e estar logado em nossa comunidade.

Se ainda não tem registro, leia as regras do fórum e se concordar crie seu login clicando no botão abaixo, é fácil, rápido e gratuíto!!

Boas remadas!!

Administração Fórum Caiaque Brasil

Seja bem-vindo! Este é um local para troca de informações sobre diversos modelos de caiaques bem como seus mais variados usos como pesca, lazer, mergulho, aventura, turismo, etc.

InícioInício  PortalPortal  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  
Compartilhe | 

RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
wanderleisf

Rank:
Rank:

Caiaque:: Caiaker/Pinguim

MensagemAssunto: RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?   Qui Fev 24, 2011 7:22 am

Povo,

Algúem já usou essas rações que os militares comem nas missões de sobrevivência?

É possível comprar pela Internet nesse site aqui:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

http://www.facebook.com/wanderleisf
Sergio Cabral

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Explorer Fishing
Caiaque: Eclipse/Artic

MensagemAssunto: Re: RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?   Qui Fev 24, 2011 8:09 am

Sao alimentos liofilizados...
nao sao nada baratos...
mas eh bem interessante.
Qualquer dia desses vou experimentar. Pra quem nao sabe o que eh liofilizacao, ai vai...

Liofilização
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em um diagrama de fase típico, o limite entre o gás e o líquido funcionam do ponto triplo ao ponto crítico. A Liofilização (seta azul) traz o sistema em torno do ponto triplo, evitando a transição do líquido-gás vista na secagem ordinária (seta verde).Liofilização ou criodessecação (Freeze drying, em inglês) é um processo de desidratação usado para preservar alimentos perecíveis, princípios ativos, bactérias, etc, onde estes são congelados e a água é retirada, por sublimação, sem que passe pelo estado líquido.

Processo
Café SolúvelA liofilização trabalha congelando o alimento (frutas, ovos, carnes, etc.), passando-se então para a produção de vácuo e aumento gradativo da temperatura, reduzindo-se deste modo a pressão circunvizinha, o que permite à água congelada no material passar diretamente da fase sólida ao gás - de modo similar àquela que faz com que os cubos de gelo não utilizados encolham em um freezer frost-free - sem entretanto destruir-lhe as propriedades nutritivas pois mantém intacta as paredes celulares[1], que seriam destruídas na evaporação. O índice de água extremamente reduzido que resulta inibe a ação dos microorganismos e das enzimas que normalmente estragam ou degradam a substância.

A aplicação do vácuo elevado na liofilização faz com que o gelo sublime muito mais rapidamente, tornando um processo de secagem deliberado. Uma câmara fria do condensador e/ou as placas do condensador fornecem uma superfície para o vapor se solidificar. Estas superfícies devem estar mais frias do que a temperatura da superfície do material que está sendo secado, ou o vapor não migrará ao coletor. As temperaturas para esta coptação do gelo estão tipicamente abaixo de -50 °C.

Se uma substância desidratada por este processo for selada para impedir a reabsorção da umidade, a substância pode ser armazenada na temperatura ambiente sem refrigeração, e estará protegida da degradação por muitos anos. A liofilização tende a danificar menos o tecido que está sendo desidratado do que outros métodos da desidratação, que envolvem temperaturas mais altas. A liofilização não causa, geralmente, o encolhimento ou endurecimento do material que está sendo desidratado, e os sabores/cheiros permanecem, também, virtualmente inalterados.

As soluções líquidas desidratadas por este processo podem ser reidratadas (reconstituídas) muito mais rapidamente e facilmente porque deixam poros microscópicos no pó resultante. Os poros são criados pelos cristais de gelo que sublimaram, deixando aberturas ou poros em seu lugar. Isto é especialmente importante quando o uso é farmacêutico. A liofilização aumenta também a vida útil das drogas por muitos anos.

O processo é usado para produzir o sorvete de gelo seco e, por exemplo, a comida dos astronautas. É também popular e conveniente para mochileiros (atividade comum nas regiões montanhosas no Nepal e na Índia é chamado às vezes trekking) porque o peso reduzido permite que carreguem mais alimento e reconstituí-lo o com água disponível. A liofilização é usada na manufatura do Café Solúvel e por indústrias farmacêuticas.

Em altitudes elevadas, as baixas temperaturas e pressões podem, às vezes, produzir múmias naturais por um processo de liofilização
FernandoLima

Rank:
Rank:

Caiaque: Perception/Carolina 14"

MensagemAssunto: Re: RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?   Qui Fev 24, 2011 8:41 am

Vejam aqui: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
marcelo lanzara

Rank:
Rank:

Caiaque: barracuda + lontras + flying

MensagemAssunto: Re: RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?   Qui Fev 24, 2011 10:05 am

Fácil de fazer e ideal pra acampamentos sem estrutura. E muito saborosa por sinal!
AlexandreRios

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?   Qua Mar 16, 2011 6:49 pm

Depois de 3 dias comendo este negócio vc vira uma maquina de fazer bolinhas... Shocked

Evite estas comidas. Se vc não tem o hábito de come-las não experimente na hora da viagem. No mercado é oferecido um grande leque de alimentos semi desidratados que são fáceis de fazer e não pesam nada. Aliás, eu sempre comi estrogonofe, camarão, feijoada e o escambau em trilhas que duravam 15 dias isolado de tudo e todos. Tudo na vida tem um segredo e fazer comida é um deles.

Posso dar as dicas se alguém tiver interesse. Não existe nada mais fácil que cozinhar em trilha.

Alexandre
FernandoLima

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?   Qua Mar 16, 2011 7:30 pm

Aqui tem dicas de cozinha outdoor: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Acho que poderia ser criado um tópico específico com esse tema.
AlexandreRios

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?   Qua Mar 16, 2011 7:36 pm

Este site é muito legal... Dá até para fazer em casa... Comida de solteiro...

Já foi para o favoritos..

Alexandre
FernandoLima

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?   Qua Mar 16, 2011 7:39 pm

Alexandre,

Compartilha conosco as tuas receitas outdoor.
AlexandreRios

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?   Qua Mar 16, 2011 7:44 pm

Grande Lima,

Relendo o texto até parece que fiz suspense e ainda vendi o trem como se fosse a oitava maravilha, mas não é... É que estou finalizando uns relatorios e preciso de um pouco mais de tempo para escrever. E não são receitas, são dicas de aproveitamento de recursos. Coloco aqui logo que der uma folguinha.

Alexandre
FernandoLima

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?   Qua Mar 16, 2011 7:48 pm

Alexandre,

Toda informação é bem vinda e todo aprendizado é válido.

Vou aguardar as dicas, sem pressa. Sleep rsrsrs
cleciano

Rank:
Rank:

Caiaque:: Brudden/Hunter Fishing

MensagemAssunto: Re: RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?   Qua Mar 16, 2011 11:15 pm

Eu comi alguma coisa parecida quando eu estava no quartel em uma missão de campo, bom, já fazem mais de 20 anos.....hheheheh, eu não achava ruim e pelo que me lembro sustentávam bem......
http://www.bellocchioartes.blogspot.com
wanderleisf

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?   Qui Mar 17, 2011 8:43 pm

Encontrei algumas boas dicas sobre o que comer nas aventuras pelo mato:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Muito bom esse site!
Wil

Rank:
Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Barracuda

MensagemAssunto: Re: RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?   Sab Mar 19, 2011 11:02 am

Sempre comida liofilizada nas pescarias.
Dois pães com ovos liofilizados e um guararamix liofilizado. Uma delícia!
Walter

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?   Sab Mar 19, 2011 12:52 pm

Tem uma empresa que faz tudo quanto é tipo de comida simples liofilizada,a Liotécnica.Já fui representante deles e são bons produtos.Tem de canjica a sopão.
O nome comercial é QUALIMAX e vende aquí em SP no Atacadão e já ví em mercados menores.É bem baratinho !!!!
AlexandreRios

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?   Seg Mar 21, 2011 6:37 pm

Vamos lá... conforme o prometido...

O Amir klink destaca um bom pedaço de livro falando de alimentação e tem um escalador tb... Coisa de primeiro mundo. Eu fazia minhas longas caminhadas e acabei adaptando um cardápio simples, leve e muito saboroso. Este modelo pode não ser muito aplicado ao caiaqueiro que faz expedição com muita tralha. Não sei bem a serventia mas...

O cardápio deve ser sempre pensado para cada viagem. Não adianta ter um padrão, salvo se vc fizer sempre a mesma coisa. Pq? primeiro pq o clima muda, pode ser frio, pode ser umido, calor e tudo isto afeta o alimento que vc carrega. Sua resistência tb estará relacionada ao tema.

Não invente de experimentar comida só na hora da viagem. Muitas coisas podem ser ruins e outras te fazer mal. P. ex. Na minha primeira trilha levei muito leite de soja e granola. O leite de soja de deu uma diarreia danada. Em todo o grupo e a ração era individual. Por sorte era uma coisa leve, no verão, com muita chuva e deu para administrar. Fosse em época de seca a desidratação poderia ser terrível.

O mesmo vale para remédio. Não tome nenhum remédio no mato sem ter tomado ele antes. Muito menos à noite... Mas o assunto é comida...

Quanto maior o tempo de trilha menos opção de comida fresca vc tem. Comece com o mais saudável e depois aguente o ruim. Primeiro avalie as opções que vc tem em sua cidade e o seu bolso.

O segredo é enganar o paladar e respeitar suas necessidades alimentares. Não vou entrar na discussão de vitaminas pq não sou nutricionista, mas recuperação muscular e energia são o foco principal, se vc quer alimentos vitamínicos experimente levar um centrum.

Nas trilhas de caminhada as dificuldades são: hidratação, peso, repor gasto calorico, repor os musculos (não é o termo, mas o caminho é este) além de uma reposição de calcio.

A alimentação mais importante seria a da manhã, mas sabemos que é sempre a pior. O almoço praticamente inexiste e só os jantares de fato acontecem. Então vc precisa direcionar a sua alimentação para isto. Não se iluda que não vai acontecer de maneira diferente. Então alimentos soluveis, desidratados e doces são a base das duas primeiras refeições.

para o café eu opto por aveia, açucar e leite. Vc pode deixar de molho no leite à noite que pela manhã parece um mingau e já está pronto. Ovo pode ser levado cozido mas não mais que 2 dias, quando quente, eu prefiro não levar. Maçã é uma boa opção e se não amassada dura até 15 dias numa boa. Massa como biscoto é mais facil de levar, mas eu já usei pão amassado numa boa. a aparencia não é das melhores, mas... Gaúcho morre se não tiver um mate, então sempre leve um junto pq ele vai acordar mais cedo para arrumar a cuia e vc ainda faz um café ou chá...

Como o café é pobre, vc precisa reforçar o lanche mais uma vez coisas soluveis e embutidos como salame, liguiça, carne defumada etc. Mas atenção para o tempo umido e calor alguns embutidos podem estragar. O lanche deve ser feito a cada 3 horas obrigatoriamente. Ajuda a baixar o stress, permite a conversa do grupo e parar faz parte de viagem.

O almoço pode ser com esta porcariada soluvel, biscoito, pão, salame. Mas eu prefiro comida de verdade mesmo. Frio mas comida de verdade. basta vc fazer o a mais do jantar e guardar para o dia seguinte em vasilhas tuperware. Na verdade eu detesto estas coisas soluveis. Isto eu demorei muito tempo para aprender. Dava um jeito de levar aquela porcaria do miojo e fazer no meio do dia, mas aí resolvi fazer a quentinha mesmo.

O jantar é o melhor momento da viagem. O ritual de ficar à beira do fogo ou da lanterna, conversando sobre o dia, limpando o bicho, contando piada... Eu acho que na verdade só me interessa esta hora mesmo.. E nada como comer descentemente... Eu não uso miojo, prefiro o macarrão barrilha, gosto muito de cogumelos e o feijão e arroz são de lei. mas como fazer tudo isto sem virar a noite?

Putz uma vez levamos soja em grão... Só dormiamos 3 da manhã e depois de gastar 3 tubos de gás por noite.

Lembre de como a sua avó fazia as comidas e muitas esposas ainda fazem. Deixam alguns ingredientes de molho para amaciar, tirar o sal, amolecer. Estabeleça o cardápio do dia seguinte e coloque os itens de molho numa vasilha tuperware. Pela manhã descarte a água e coloque um pouco apenas para continuar o processo. No final do dia o feijão dá ate para ser comido.

Acho que passei a idéia geral, claro que deve-se concentrar a base alimentar em alimentos calóricos e gordurosos (à noite e/ou frio) para manter a reposição energética. Usem de bom senso e montem suas receitas.

O que gosto muito é de fazer receitas curinga. Levo os vegetais todos desidratados (salsa, pimenta, cebola, alho, cogumelo etc), o molho de tomate mesmo líquido é fundamental, o mesmo vale para os molhos prontos. Os vendidos em lojas de japoneses são otimos. Curry, molho de ostra e um montão. daí ou eu uso a carne obtida no lugar (pesca) e no caso de trekking uso a proteína texturizada de soja. Depois de cozida vc pode fazer de estrogonofe ou falsa moqueca.. Neste caso vc leva uns camarões defumados secos, cozinha junto, joga um leite de coco e dendê (senão vira peixada kkkkk) e tá feito o prato.

Com pouco peso e criatividade vc consegue comer muito bem e ter uma viagem bem mais proveitosa. Falo isto de cadeira pq hoje eu tenho a porcaria da incubencia de ser o cozinheiro de toda viagem que eu faço, até no domingo em casa quem vai para a cozinha sou eu.

Não esgotei o assunto e não sou expertise. Apenas passo algumas dicas bem superficiais. Se alguém quiser criticar ou contribuir pode ficar à vontade o que não quero é passar informação errada para ninguém.

E não esqueçam a água é 8x mais importante que a comida...

Alexandre[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Hélio Lacerda Botelho

Rank:
Rank:

Caiaque:: Caiaques Lontras/Barracuda

MensagemAssunto: Re: RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?   Seg Mar 21, 2011 8:04 pm

Wanderleisf
Pode comer sem medo. Dependendo da situação é uma mão na roda.
Ah! Não é saborosa como a sua receita de lambari frito, mas é fácil de transportar e sustenta o sufiente para estes dias de remada.
Pela internet nunca comprei, mas é bem possível que consiga.
Capelinha

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?   Qui Mar 24, 2011 10:47 pm

olha eu ja comi muito isso a de arroz com frango é a melhor!!! ate fria!!!
Schindler

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?   Sex Mar 25, 2011 4:03 pm

Capelinha escreveu:

Ae Capela, já sei porque falou pra mim aquele dia que não estava com fome lá em Bertioga, também..... de tanto que comeu essas coisas...não gosta mais de comida de verdade....hehehehehe
wanderleisf

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?   Sex Mar 25, 2011 8:03 pm

Hélio Lacerda Botelho escreveu:
Wanderleisf
Pode comer sem medo. Dependendo da situação é uma mão na roda.
Ah! Não é saborosa como a sua receita de lambari frito, mas é fácil de transportar e sustenta o sufiente para estes dias de remada.

Mad Hummm....sei não...acho que nada substitui uma boa frigideira, uma latinha de azeite e uns bons lambarís fritos!!
Capelinha

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?   Sab Mar 26, 2011 1:11 am

Schindler escreveu:
Capelinha escreveu:

Ae Capela, já sei porque falou pra mim aquele dia que não estava com fome lá em Bertioga, também..... de tanto que comeu essas coisas...não gosta mais de comida de verdade....hehehehehe

O pior q o rango é bom mesmo o macarao nem tanto mais o arroz com frango, cara coisa se restaurante !!!
Schindler

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?   Seg Mar 28, 2011 10:31 pm

Capelinha escreveu:
Schindler escreveu:
Capelinha escreveu:

O pior q o rango é bom mesmo o macarao nem tanto mais o arroz com frango, cara coisa se restaurante !!!

Blz então velho...heheheehehehe pray pray pray
bianchini

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?   Qui Abr 21, 2011 2:37 pm

Que aula em AlexandreRios...
Boas idéias.
bianchini

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?   Seg Abr 25, 2011 11:19 am

Eu já usei, não é tão ruim assim. Porém realizar a refeição no acampamento não é dificil. Basta poucos equipamentos e imaginação que fica tudo ótimo. Demora um pouco mais, mas é mais saboroso.
cavalski

Rank:
Rank:

MensagemAssunto: Re: RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?   Dom Maio 22, 2011 8:32 pm

Já comi muito desse negócio. É muito bom, tem grande valor nutritivo e é muito fácil preparar.

Vale cada centavo. Eu assino embaixo.

RAÇÃO MILITAR LIOFILIZADA - ALGUÉM JÁ USOU ISSO?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CAIAQUE BRASIL - SEU FÓRUM DE PESCA E AVENTURA COM CAIAQUE! :: - Fóruns do Caiaque Brasil :: Debates :: Lazer e Aventura-